De alguns meses para cá, algumas marcas adotaram o WhatsApp como uma solução de atendimento e a empresa de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, parece ter enxergado um negócio potencial ao liberar o controle de contato e SAC 2.0 pela ferramenta.
A comunicação e os serviços de atendimento estão cada vez mais inovadores. Há alguns anos, o telefone era o principal meio de SAC. Esse, em um passado recente, tornou-se obsoleto para alguns casos e as redes sociais passaram a dominar o contato dos clientes com as marcas. Desde então, diversas plataformas para o chamado SAC 2.0 foram criadas, de maneira eficaz e com acesso direto ao cliente (com autorização da maior parte das redes sociais), mas nenhuma ferramenta, até então, poderia se integrar oficialmente com o WhatsApp.
Com essa mudança, em breve, as marcas poderão interagir e mensurar suas ações com usuários, de maneira controlada. Será possível atendê-los de forma mais precisa e também promover mensagens para aqueles que aceitarem a interação com a marca, sem atitudes invasivas. Isso permitirá que empresas de TI criem sistemas oficiais para controle de publicidade e SAC e abre uma margem, sem precedentes, para ações de comunicação que gerarão dados para novas ações de atendimento e marketing, permitindo que marcas, inclusive, liguem para consumidores pelo aplicativo, sem custo algum.