Quem são as personas e para que servem?

Enquanto a descrição de um público-alvo funcionava bem no passado para buscar clientes em uma grande massa de pessoas, na era da internet estamos avançando para interações mais humanizadas e personalizadas entre usuários e marcas.

Assim nascem as personas.

As personas (também conhecidas como user personas ou costumer personas) são descrições de um consumidor ideal: uma descrição rica de detalhes para uma pessoa imaginária, mas que representaria características e hábitos de um grupo de pessoas.

Persona é uma palavra amplamente usada no contexto do marketing digital, mas que não precisa estar limitada a ele. É possível com essa técnica entender um usuário ou cliente de basicamente qualquer coisa.

Por onde começar ao definir minha Persona

Em vez de pensar uma comunicação para homens de 18 a 35 anos, por exemplo, a persona te desafia a falar sobre o Carlos que estuda engenharia e surfa nos fins de semana. A lista do que uma descrição de persona pode ter é bem ampla… O importante é dar para o seu personagem alguns parágrafos que contem sua história.

A persona faz com que todos da equipe tenham a mesma imagem mental quando precisam trabalhar com o objetivo de falar sobre esse mesmo cliente.

Utilizar essas técnicas amplia as possibilidades que você tem de falar diretamente com o seu público ideal. É possível tornar sua marca mais humana e se aproximar de uma linguagem que a sua persona está mais disposta a ouvir.

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