O Facebook apresentou, no dia 27 de janeiro, uma nova ferramenta para mensurar a conversão dos anúncios postados em sua plataforma. A proposta da ferramenta é ajudar as empresas a enxergar as vendas que realmente foram convertidas pelo anúncio. Inclusive, aquelas vendas de pessoas que podem não ter clicado no anúncio em um determinado momento, mas acabaram comprado o mesmo produto posteriormente.
De acordo com o Facebook, a maior parte das empresas utiliza o número de cliques nos anúncios para ajudar a medir as vendas e isso pode não ser muito preciso. Uma consultoria contratada pela rede social estima que 90% dos usuários que viram um anúncio em sua timeline acabaram consumindo o produto, sem ter necessariamente clicado na peça. Por isso, foi preciso adotar novas métricas para medir esse impacto.
Com essa nova ferramenta, o Facebook permitirá segmentar os anúncios em grupos que viram a peça (e não clicaram) e grupos que não o viram. A partir desses dados, será possível estimar, dentro da nova métrica, o quanto o grupo que viu o anúncio impactou nas vendas. Para os anúncios que tiveram cliques, já é possível instalar um código, que irá medir se realmente foi gerada uma venda, um contato ou um cadastro do usuário.
Mais informações podem ser lidas em: https://www.facebook.com/business/news/conversion-lift-measurement (em inglês)