Com o avanço do acesso à internet, que possibilita um consumo de conteúdos cada vez mais personalizados, os podcasts têm ganhado mais terreno pelo mundo, principalmente nos EUA, onde o crescimento do interesse por esse tipo de mídia aumentou consideravelmente nos últimos dois anos.
A palavra podcast é um neologismo dos termos iPod (aparelho mp3 da Apple) e broadcasting (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala).
Trata-se de um programa de áudio ou vídeo (no Brasil os de áudio são mais populares), cuja principal característica é seu formato de distribuição direto e atemporal chamado podcasting. Mas o que marca mesmo o sucesso desses programas é o tom intimista e descontraído de seus apresentadores, que informam e comentam temas dos mais variados segmentos. E segmento é a palavra. Quanto mais segmentado for o seu público, mais chances de engajamento.
Há alguns cases de sucesso no Brasil, como o Nerdcast e Café Brasil, que têm produção bem cuidada e importantes anunciantes em suas páginas de acesso. Nos Estados Unidos, um grande marco para esses programas foi a presença de Barack Obama no WTF (abreviação de “What the fuck?”), que fez o apresentador passar boa parte do programa falando da surpresa de ter o presidente sentado em sua garagem.
A internet é fundamental para o ouvinte se conectar aos programas, já que ficam hospedados em sites ou blogs, mas eles podem ser baixados para serem escutados off-line. E é aí que entra um sistema de transmissão específico, o feedRSS (Real Symple Syndication). Para ter acesso a essa mídia, você precisa de agregadores de conteúdo. Atualmente existem vários softwares com essa finalidade disponíveis na internet. O iTunes e o PodcastAddict são exemplos dessa ferramenta. E na própria rede você pode ficar por dentro de tudo sobre podcasts.
Como espaço para mídia publicitária, o podcast pode se apropriar dos formatos do rádio, como jingles, spots e menções. Ou, de forma mais eficiente, quando o podcaster usa de sua influência para divulgar uma marca dentro do conteúdo do seu programa. No Mídia Kit do Nerdcast figuram marcas que já anunciaram, como McDonald’s, Bradesco, Ministério da Saúde, Sebrae, Banco do Brasil, Coca-Cola, Sony e LG.
Mas as marcas podem ir além e lançar seus próprios canais de conteúdo. Para isso, é preciso saber muito bem quem é o seu público e o que ele gostaria de ouvir. Se essas perguntas forem respondidas, o próximo passo é encontrar um fornecedor preparado para produzir programas atrativos, que agreguem informação relevante ou entretenimento de qualidade para os seus consumidores.