O marketing morreu?

Executivo de estratégia anuncia o fim do marketing tradicional.

O marketing está morto. Essa é a afirmação de Alexander Jutkowitz, chefe de Estratégia Global da Hill+Knowlton Strategies. Segundo ele, a culpada pela morte do marketing é a lealdade.

Jutkowitz diz que o tradicional marketing “vendedor de produtos”, em que a comunicação acontece como uma via de mão única, já não funciona mais quando o consumidor ganha voz através das redes sociais.

Nesse cenário, com o consumidor no comando, as marcas precisam mover seus esforços para gerar fidelidade e, para isso, é preciso que comuniquem valores que sejam relevantes para os seus públicos.

A lealdade que a Apple possui é o que garante cada vez mais vendas. A empresa de Cupertino aposta na melhoria dos produtos e serviços para fazer com que os clientes estejam satisfeitos e comprem uma nova versão dos seus Iphones. A empresa, para isso, tem o foco mais na inovação do que em estratégias tradicionais de marketing.

Como a lealdade é mais difícil de se fazer do que o marketing tradicional, o executivo recomenda que as empresas criem o cargo de “Chief Loyalty Office”, que seria responsável por pensar: “o que essa marca deve ser?”

A visão de Jutkowitz sobre a busca de lealdade é uma das principais tarefas do branding e será cada vez mais fundamental para que as marcas consigam atingir seus objetivos financeiros de forma sustentável e crescente.

Para saber mais (em inglês):

https://hbr.org/2015/02/marketing-is-dead-and-loyalty-killed-it

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