O lado de dentro do branding

Os resultados do branding são enxergados muito do ponto de vista externo. Mas como o branding acontece internamente?

Quando se fala em branding, automaticamente pensamos em uma empresa repaginada, com uma nova marca, um novo visual e uma nova campanha de comunicação. De fato, na maioria das vezes, o branding acaba causando grandes mudanças externas quando as mudanças estratégicas do negócio são significativas.

Mas, antes de todas as mudanças externas acontecerem, é preciso que haja um esforço de imersão dentro das empresas para entender sua realidade e descobrir qual é a sua essência, o que a torna única. Além do entendimento sobre a estratégia de negócios, posicionamento de mercado e outros dados estratégicos, a avaliação da cultura corporativa e o comportamento e sentimento de cada integrante da empresa são fundamentais para extrair uma verdade que possa ser sustentada.

A profundidade que o branding alcança dentro de uma empresa é diretamente proporcional ao impacto positivo que a reconstrução da marca terá para os públicos externos e internos da instituição. E é para isso que o branding surgiu: tratar a marca como algo tão profundo quanto vital para que os negócios possam ter um futuro próspero. Prosperar significa obter melhores resultados financeiros e também ter pessoas engajadas, que amam trabalhar naquela empresa e conseguem transmitir sua essência de maneira natural e verdadeira.

Portanto, branding é mais que estética: é significado. É entender que uma empresa é um ambiente rico, com pessoas que possuem valores, princípios e crenças que não podem ser ignorados quando se quer mostrar a marca para o mercado. Uma marca nada mais é do que uma entidade que acredita em alguma coisa e tenta atrair pessoas que compartilham das mesmas crenças para criar uma relação de parceria onde ambas as partes ganham.

É só lembrarmos das pessoas que mais gostam da gente e fazem questão de estarem perto. São as pessoas que conhecem nossa história, nossos princípios, valores e sabem no que acreditamos. Com as marcas é igual: quanto mais você mostra quem você é na sua essência, mais você vai atrair as pessoas certas.

Que tal começar por dentro?

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