Marcas desenvolvem identidade sonora: tendência foi apontada no início da década

Sound branding é adotado por grandes marcas, aproveitando a relevância dos audiovisuais em dispositivos móveis, serviços de streaming e podcasts.

O poder do audiovisual é indiscutível para ações e campanhas de grandes marcas. Com grande poder de disseminação e impacto nos públicos que o recebe, um bom comercial garante conversões em vendas e até mesmo conquista embaixadores para as marcas e são recursos muito utilizados como ferramenta para auxiliar os esforços de branding das empresas.

A música é importante para o mundo da propaganda e da publicidade. A importância do som, portanto, como forma de atingir e fidelizar os consumidores, vem se tornando cada vez mais uma realidade em nosso cotidiano. Existem jingles que fixam na cabeça de todos, independente do público alvo definido para a campanha e acabam se tornando mais conhecidos do que o próprio filme em que está inserido. Logo, o som tem o poder de criar intimidade entre marcas e pessoas.

Dessa forma, embarcando nessa onda em que devices como Alexa e Google Home ganham os lares e comandos como a Siri passam a fazer parte dos nossos hábitos diários e íntimos, é interessante que as marcas explorem esse recurso para terem uma voz própria. Essa ferramenta é conhecida por sonic branding ou sound branding e foi uma das tendências apontadas em Cannes este ano e no ano passado, através de cases como o da Mastercard Sound On. O fato é que as marcas tem muito a ganhar com uso de elementos sensoriais como a sonorização.

Em entrevista para o Propmark, um dos sócios da Satélite Áudio, Roberto Coelho, afirma que “uma assinatura sonora precisa ser muito bem pensada, precisa mostrar os valores da marca e nunca pode entrar como um ruído”, ou seja, por se tratar de uma informação que pode ter uma duração de três segundos, por exemplo, ela deve ser estudada minuciosamente de acordo com os valores da marca, é como uma brand book sonora.

Case Criativa

Recentemente, a Criativa desenvolveu para um de seus clientes, a SAMP, uma campanha que aborda toda a sua reestruturação e o novo momento vivido pela operadora de planos de saúde. Como mote da campanha, sua assinatura afirmava que ouvir música clássica com frequência faz bem à saúde. Aliado a isto, a Samp apresentava com um VT, “a música mais saudável do mundo”. O filme contava com uma composição da Orquestra Camerata Sesi, do Espírito Santo, que ainda participou de duas ações para a Samp, com apresentações ao ar livre na Praia de Itaparica e na Praia de Camburi, além de ações nos hospitais e clínicas para promover a música clássica no tratamento dos pacientes.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn