Ano passado, um consórcio de cientistas anunciou a confirmação de um fenômeno previsto há mais de cem anos: as ondas gravitacionais: “quando há interação de objetos muito maciços (para os quais a força da gravidade é muito grande), há produção de ondas que se propagam no espaço”. O autor da previsão: Albert Einstein. O gênio das equações que também eternizou a expressão “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
Em um cenário econômico com as atuais condições de temperatura e pressão, cabe a reflexão. Especialmente para quem trabalha com marketing e vendas. Mesmo diante de resultados ruins, muitas empresas ainda apostam nas mesmas fórmulas. Enquanto isso, ou por causa disso, o faturamento sofre a ação da gravidade.
Diante do desafio de fazer diferente, lembre-se: como um estudioso do Projeto Ligo (que detectou as ondas gravitacionais), você não está sozinho. Sua agência pode e deve propor soluções. As agências não estão mais apenas na comunicação; mas no negócio das ideias.
Mas não basta exigir criatividade: é preciso se apaixonar pelas possibilidades. Lembre-se, não se trata de romantismo, vaidade ou idealismo; mas de sobrevivência. Com um bom planejamento, o estranhamento inicial diante de uma inovação diminui.
Acredite: você pode se encantar pela ideia de fazer diferente – uma força capaz de transformar a história de uma empresa. A ousadia atrai e se propaga no espaço. Basta lembrar da imagem mais conhecida de Einstein.