Interatividade, inteligência artificial e o varejo

O futuro e o presente dos negócios de sua organização é Digital.

Há quem diga que o futuro reserva as mais incríveis inovações tecnológicas, que a vida das pessoas vai mudar bruscamente e isso, obviamente, vai afetar o mercado e as organizações. Por outro lado, existem os que enxergam essa realidade futurística como o agora! E já movimentam o mercado varejista com as mais recentes tecnologias desenvolvidas para negócios.

Empresas como o Carrefour, Magazine Luiza e a própria Natura já possuem o seu atendimento via Inteligência Artificial, como você pode ler aqui. Mas o Digital pode ser uma mão na roda em muitos outros sentidos. Muitos dos consumidores dessas mesmas lojas iniciam suas compras de forma online e muitos a finalizam por ali mesmo, até a entrega é feita online.

Dessa forma, com a mobilidade e agilidade aliada à tecnologia sendo cada vez mais uma realidade no cotidiano das organizações, a imersão e a interação através dessas ferramentas podem trazer à tona sentimentos capazes de surpreender e fidelizar o consumidor. Dessa forma, os clientes, inclusive, são encorajados a compartilhar esses momentos em suas próprias redes sociais, tornando-os embaixadores voluntários da marca e auxiliam na decisão de compra que beneficia a marca por meio de buzz online e mindshare.

As mudanças de hábitos dos consumidores estão diretamente ligadas aos seus hábitos e costumes diários. E essa evolução é exigida também das marcas no momento da compra e venda de produtos. Já existem em diversos estados do Brasil, supermercados que possuem caixas sem a presença de um atendente para receber o valor da compra. Tudo é feito pelo consumidor, a pesagem de produtos, pagamento, tudo em “vôo solo”. Já chegaram ao Brasil, também, lojas como a Zaitt, sem funcionários, filas e caixas, onde o cliente é responsável por todo o processo sem interação humana nenhuma.

Sim, o futuro já chegou. A Amazon GO tem lojas semelhantes no Estados Unidos. Na Grande Vitória, por sua vez, temos casos de marcas de cervejas que estão investindo em espaços físicos para impulsionar a marca através das Tap Houses. Uma espécie de Pub onde o cliente serve o próprio chope na quantidade e sabor de sua escolha, utilizando um cartão exclusivo e nominal para efetuar pagamento e controlar o seu consumo, como é o caso da Cervejaria Big Step e da Beer Factory, duas concorrentes genuinamente capixabas.

Uma novidade recém chegada a São Paulo, através da ICX Labs, o Fitting You é uma ferramenta que possibilita ao consumidor de artigos de vestuário usar num espelho ou vitrine uma espécie de dashboard que permite uma experiência de compra totalmente exclusiva. A navegação permite, então, escolher peças e solicitar vendedores de dentro do provador ao toque dos dedos no espelho, possui leitura que modifica iluminação, oferece adaptação ao próprio corpo da pessoa, entre várias outras interações.

Veja o vídeo.

Pauta Digital | BRAND_News from Criativa on Vimeo.

 

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