IBM inova na Pinacoteca de São Paulo

Inteligência Artificial responde a perguntas e interage com o público no museu de SP.

Cerca de 70% da população brasileira nunca foi a um museu ou a uma instituição cultural. Alguns se queixam de não entender o que as artes representam, outros nunca tiveram oportunidade de ir e há ainda aqueles que acreditam que esses não são ambientes de interação para qualquer público.

Por conta desses números e em comemoração aos 100 anos da empresa no Brasil, a IBM – em parceria com a Pinacoteca de São Paulo – lançou a mostra interativa “A Voz da Arte”, onde smartphones com o aplicativo Watson são entregues aos visitantes na entrada da Pinacoteca e promovem o diálogo com as obras de arte.

A mostra possibilita aos visitantes fazer perguntas e receber explicações do Watson enquanto percorrem o museu. São informados desde o contexto histórico das obras até a vida dos autores e outras curiosidades. O aplicativo ainda envia notificações com informações importantes sobre a criação quando o espectador se aproxima de alguma obra.

A parceria entre a IBM e a Pinacoteca é uma bela forma de humanizar a tecnologia e de proporcionar o acesso à cultura para aqueles que nunca estiveram em um museu antes.

Assista ao vídeo da ação no portal B9 e saiba mais.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn