Fake news deixam público com o “pé atrás”

Segundo pesquisa internacional, proliferação de notícias falsas vem fazendo com que leitores refaçam suas buscas por informação, recorrendo a veículos de maior credibilidade.

 

Parece que pouco a pouco o consumidor de informações começa a questionar as notícias falsas que circulam nas redes sociais, as chamadas fake news. Uma pesquisa realizada pela Kantar no Brasil, França, Estados Unidos e Reino Unido identificou que, diante da desconfiança do que encontram nas redes, 40% dos entrevistados aumentaram o número de fontes que costumam consultar.

A sondagem detectou também que mais de 75% disseram ter feito uma averiguação independente de uma história e que 70% reconsideraram replicar um texto diante da possibilidade de se tratar de informações falsas.

A pesquisa da Kantar reforça, dessa forma, a importância dos meios de comunicação confiáveis. Conforme o estudo, as revistas impressas seriam as fontes de notícias com maior credibilidade, seguidas de perto pelos jornais impressos, noticiários de TV e rádio.

Leia mais clicando aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn