Em 2016, o Brasil apareceu na liderança mundial em interação e utilização de aplicativos por celular/desktop. Os brasileiros usam em média, 29 aplicativos e interagem mensalmente com 53, tornando o nosso mercado o mais utilizado no mundo para lançamento de aplicativos ou para empresas testarem seus apps e validarem o mercado.
Aplicativos de produtividade, notícias/revistas e de personalização se destacam com aumento de 332%, se compararmos o índice de 2016 com o de 2015. Já os aplicativos privados entre clientes e empresas tiveram 141% de aumento comparados no mesmo período.
Os tipos de atividades dos usuários de mobile no Brasil:
- Mensageiros mobile: os aplicativos de mensagens são utilizados por 43% da população;
- Vídeos no mobile: 35% da população consomem vídeos em seus dispositivos;
- Games no mobile: os jogos vêm ganhando cada vez mais público no ambiente móvel, sendo 21% atualmente da população;
- Banco no mobile: as transações bancárias já são realizadas por mais de um quarto, 28% da população;
- Serviços de mapas mobile: os aplicativos de mapas ganham cada vez mais adeptos, 33% é a representação atual.
- Empresas no mobile: 37% da população preferem aderir a empresas que possuem aplicativos mobile devido a facilidade de comunicação, pesquisa, compra e ferramentas personalizadas.
Com base nos novos índices de 2016, grandes executivos de empresas como Evernote, Yahoo, Uber e Microsoft apostam que a próxima companhia como o Facebook sairá do Brasil e em breve. Com isso, profissionais e empresas precisam ficar atentos a esses números e realinhar suas estratégias e decisões em direção do mercado mobile e as exigências e tendências dos consumidores a ser impactados.
Confira algumas curiosidades sobre o tema neste infográfico (em inglês):