Engajamento é fio condutor em uma relação duradoura entre consumidor e marca

Potencialize seus negócios engajando clientes e colaboradores. Transforme-os em verdadeiros embaixadores de sua marca.

Não existe nada mais frustrante do que gastar tempo, esforço e dinheiro em campanhas de comunicação e não alcançar o resultado que se projetava. Quando não há engajamento com o público, temos a certeza de que algumas etapas não foram executadas da maneira correta.

Mas, afinal, o que é engajamento? É conversa fiada de marketeiro ou realmente é algo que faz a diferença nos negócios? Trouxemos 3 tópicos para provar que o engajamento potencializa negócios.

1) Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento da marca com o seu público e vai muito além de uns likes e shares de postagens. O consumidor quando engajado com sua marca, não apenas consome, como interage, defende, recomenda e torna-se um verdadeiro embaixador nas rodas de boteco, cafés da tarde ou reunião de trabalho.

2) O envolvimento desses consumidores com a sua marca pode ser mensurado por métricas bem comuns, como o tempo que ele gasta nas suas páginas, os cliques, número de visitas e vezes que ele recomenda, online, o seu negócio – seja compartilhando, seja marcando potenciais clientes em comentários, seja com reações nos seus posts.

3) Fóruns, grupos, mensagens no direct, messenger, site, e-mail, etc. Quantas vezes um mesmo consumidor já contatou a sua empresa através destes canais? Quantas vezes ele já opinou em canais exclusivos e públicos a respeito de sua marca? Esses medidores podem indicar o grau de interação e a intimidade que o cliente tem com a sua marca!

Expostos os pontos que provam que há o engajamento entre marca e consumidor, resta apenas ao gestor de comunicação da sua empresa pensar em sua origem ou como gerar todo esse relacionamento amoroso entre as partes. Bom, isso não é fácil, visto que a reputação de uma marca é construída com o tempo. Porém, nunca é tarde pra começar a pensar bem em como atingir o seu potencial cliente exatamente naquele ponto que o conquista para sempre ou ”até durar o estoque” de amor – esteja preparado para gerir crises, elas existem, como em qualquer relacionamento.

Nós já falamos aqui nessa editoria de Expressões do Marketing Digital sobre a Persona (confira ao fim do texto), que certamente pode ser a sua maior aliada em conduzir a sua comunicação aos clientes com maior potencial de engajamento. Entretanto, não se esqueçam do posicionamento da sua marca e como ele influencia as pessoas que a consomem, além, é claro, de oferecer um atendimento presencial e humano que esteja exatamente na mesma página do seu comportamento online. É preciso mostrar para o mundo offline que você dá atenção às pessoas da mesma forma que faz no mundo virtual.

Aqui na Criativa Comunicação Integrada, nós #SomosApaixonados por pessoas, por comunicação, por marcas e resultados! Logicamente, quanto mais engajada com seus produtos, serviços e sua marca estiver a sua audiência, maior será a conversão disso em vendas e, consequentemente, melhores serão os seus resultados.

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