De acordo com o consultor de branding, Marcelo Bedendo, não há momento melhor para investir na gestão das marcas do que num período de crise como esse em que o país está inserido.
Ele justifica a opinião baseado em alguns pontos. O primeiro é que, em momentos em que a economia vai bem, é fácil crescer. Mas o crescimento pode ser fruto de uma visão míope, caso ele aconteça apenas por uma situação favorável do mercado e não por uma estratégia certeira. O que pode levar à perda de competitividade nos momentos de crise.
Outro ponto bem colocado foi o fato dos consumidores terem mais resistência a mudar seus hábitos de consumo e suas marcas nos momentos de crise, por se sentirem seguros em determinados segmentos e com marcas que já confiam. Isso torna ainda mais importante a construção da lealdade de marca, que faz o consumidor entender a sua marca como indispensável para a vida dele e fazer um esforço financeiro para continuar sendo um cliente fiel.
De fato a crise é um bom período para investir na reestruturação da sua marca. Até porque não se sabe até quando a crise vai durar. Enquanto os concorrentes tiram o pé dos vultuosos investimentos em marketing, há uma oportunidade ímpar de se repensar sua estratégia de marca e fazer uma projeção de novos tempos para sua marca. Tempos em que a marca forte vai ser mais resistente a crises e que, num cenário favorável da economia, vai alcançar patamares ainda maiores.
É a capacidade de acreditar na sua marca e investir nela, mesmo na crise, que vai separar as marcas realmente fortes das marcas aventureiras, que crescem com a economia em ascensão, mas desmoronam quando a maré não está boa para peixe.
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