Durante a crise é hora de investir na gestão de marcas?

Segundo artigo da revista Exame, não há melhor momento.

De acordo com o consultor de branding, Marcelo Bedendo, não há momento melhor para investir na gestão das marcas do que num período de crise como esse em que o país está inserido.

Ele justifica a opinião baseado em alguns pontos. O primeiro é que, em momentos em que a economia vai bem, é fácil crescer. Mas o crescimento pode ser fruto de uma visão míope, caso ele aconteça apenas por uma situação favorável do mercado e não por uma estratégia certeira. O que pode levar à perda de competitividade nos momentos de crise.

Outro ponto bem colocado foi o fato dos consumidores terem mais resistência a mudar seus hábitos de consumo e suas marcas nos momentos de crise, por se sentirem seguros em determinados segmentos e com marcas que já confiam. Isso torna ainda mais importante a construção da lealdade de marca, que faz o consumidor entender a sua marca como indispensável para a vida dele e fazer um esforço financeiro para continuar sendo um cliente fiel.

De fato a crise é um bom período para investir na reestruturação da sua marca. Até porque não se sabe até quando a crise vai durar. Enquanto os concorrentes tiram o pé dos vultuosos investimentos em marketing, há uma oportunidade ímpar de se repensar sua estratégia de marca e fazer uma projeção de novos tempos para sua marca. Tempos em que a marca forte vai ser mais resistente a crises e que, num cenário favorável da economia, vai alcançar patamares ainda maiores.

É a capacidade de acreditar na sua marca e investir nela, mesmo na crise, que vai separar as marcas realmente fortes das marcas aventureiras, que crescem com a economia em ascensão, mas desmoronam quando a maré não está boa para peixe.

Você poderá ver mais detalhes clicando aqui: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/branding-consumo-negocios/2015/03/19/a-importancia-das-marcas-em-tempos-de-crise/

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn