Desafios da Comunicação no Mercado Nacional | Branding

Concentrar os esforços da comunicação para a gestão da marca é sempre um bom negócio.

Nos tempos modernos, o marketing digital tem significativo impacto nas grandes empresas, seja para o lançamento de uma campanha para geração de leads ou numa ação para conscientização do público interno da organização. Na época contemporânea atual, o acesso à informação ganhou proporções quase que incontroláveis e dominar uma narrativa se tornou uma tarefa extremamente repleta de desafios.

Com as informações sendo transmitidas em velocidade cada vez mais rápidas, não há mais espaço para marcas com posicionamento questionável. Entretanto, agências e profissionais do setor com a expertise correta podem direcionar os esforços de comunicação das organizações no planejamento e execução de campanhas de marketing, publicidade e propaganda, utilizando das mais modernas ferramentas de pesquisa com hábitos de consumo, conhecimento local e criatividade estratégica para gerar valor para as marcas.

Um dos desafios para quem oferece estes serviços é fazer com que os responsáveis financeiros das organizações enxerguem o Branding como um investimento a longo prazo. O conceito vai muito além de um design ou imagem corporativa, além de não depender de algumas poucas ações ou campanhas. Um planejamento bem feito potencializa resultados que tornam as marcas admiradas e amadas por todos os públicos de interesse, sejam eles stakeholders, consumidores, colaboradores ou o cliente final.

É necessário evidenciar que o cliente de hoje é tão moderno quanto nosso tempo, é ele quem decide o canal em que deseja efetuar a compra de um produto que ele próprio customizou e, até mesmo, agendou a entrega. Essa missão não é fácil, mas com um trabalho sólido de reforço da marca, esse cliente vai enxergar no seu produto a credibilidade e qualidade exigida por ele próprio. Enfim, a base de uma estratégia bem executada de marketing é o posicionamento da marca e isso depende exclusivamente da capacidade da sua equipe de comunicação em gerir a mesma.

 

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Como você quer que a sua marca seja vista pelo seu público e pelo mercado? E pelo público não consumidor?

O posicionamento serve para determinar quem é a sua marca e como ela se conecta com as pessoas. Como dito anteriormente, dominar a narrativa é uma tarefa complicada, mas, ainda assim, é você quem decide como sua marca será vista pelos públicos de interesse. É você quem cria nos clientes em potencial a expectativa de que somente a sua marca oferece o produto ou serviço que eles desejam. Essa é a sua proposta de valor.

As marcas, no entanto, precisam ter atitude e ação na hora de se posicionarem no mercado. Lembre-se, o mundo inteiro está de olho em todos os esforços da sua comunicação. É necessário transparência para conquistar confiança, além de agir com coerência a partir dos seus discursos. Marcas que não fazem o que pregam, marcas que não se movimentam, marcas que não engajam e marcas que visam apenas o lucro potencial em ações sociais, não comovem mais as pessoas, pelo contrário – o prejuízo para a imagem institucional é irreparável e afeta diretamente o setor financeiro.

Oportunidades

Uma das vantagens oferecidas pela gestão correta do Branding é a retenção dos clientes através do conceito de lovemarks. A equipe de comunicação deve lançar campanhas com atributos emocionais que sejam atrativos para os consumidores e até para os não consumidores, trazendo encantamento à marca e gerando um valor que vai além do preço pago na venda direta. Todos os públicos são afetados por ações como essa, inclusive aqueles que jamais consumirão os produtos de sua marca, mas, que de outro modo, se tornam influenciadores em uma eventual decisão de compra.

De extrema relevância, também, além dos esforços de campanha de marketing on e off, é o reforço da sua imagem institucional no atendimento presencial e nos pontos de venda. Lembra das perguntas sobre como você quer ser visto pelo mercado? É no ponto de venda que isso precisa ter um cuidado extremo. Afinal, é ali que temos o encontro entre o consumidor final, a marca e o dinheiro.

Aqui temos a oportunidade de reforçar todo o seu discurso com o tratamento aos clientes e lojistas. O design deve ser pensado nos mínimos detalhes, o espaço precisa oferecer uma experiência e o atendimento deve ser impecável. Parece óbvio, mas não é! Como veremos a seguir em um case de sucesso da Criativa Comunicação Integrada.

Gestão Criativa

A gestão de Branding exige bastante esforço e demanda tempo para construir marcas sólidas e, consequentemente, obter resultados para as organizações. Hoje, como temos dito de forma repetitiva, as empresas precisam lutar pela atenção das pessoas. Como exemplo de uma boa gestão de marca feito pela Criativa Comunicação Integrada temos a SAMP, em nossa cartela de clientes desde 2014, usufruindo de nossa expertise do Branding à Experiência, contando com todo nosso mix de serviços.

Em 2015, por meio de um trabalho de Branding assinado pela agência, buscou-se criar uma marca que expressasse uma operadora não apenas mais moderna, mas também mais humana e acolhedora. Foi desenvolvido um grande trabalho de marketing para entender a realidade do cliente e tudo que o envolve, através de uma pesquisa que incluiu aprofundamento sobre a realidade da empresa e que contou com o envolvimento de toda a diretoria, colaboradores, clientes e parceiros, por meio de pesquisas, entrevistas e workshops.

Nova marca

A nova identidade da Samp apontou outras necessidades para a consolidação da marca. Assim sendo, a partir do Branding, todos os pontos de contato da marca foram desenvolvidos para mostrar a nova identidade, desde materiais impressos até a sinalização das clínicas. Um escritório de arquitetura também foi contratado para transformar os ambientes das clínicas, de acordo com as novas diretrizes conceituais e estéticas da nova marca.

Um novo site também foi desenvolvido para a Samp, com atuação das unidades de Digital e Conteúdo da Criativa. A nova página passou a fornecer conteúdo atualizado e responsivo, contar com geolocalizador e tornar mais ágil a inscrição nos programas da operadora. Uma mega operação foi feita para divulgar todas as novidades, desde anúncios em salas de cinema a TV aberta, além de anúncios de rádio, jornais, revistas e outdoors.

O trabalho, no entanto, estava apenas começando. Para reforçar o novo posicionamento mais humano da Samp, em 2015 foi inaugurada a Clínica da Mulher, que oferece serviços especiais e personalizados para o público feminino. Mais um empreendimento com assinatura da Criativa.

Colhendo Frutos e Prêmios

Ao fim daquele ano, a Samp começou a colher os frutos de uma boa gestão de marca. A Criativa criou um anúncio para o anuário IEL – 200 Maiores Empresas do Estado. A publicação era um importante documento de informação para o mercado, que possui grande credibilidade e é fonte de consulta para os principais empresários e investidores do estado e do país – muitos deles também presentes entre as 200 maiores empresas. Em 2017 outra premiação fruto do esforço exclusivo do Branding: a Samp levou o 1º lugar na categoria Plano de Saúde no Prêmio Marcas de Valor, do jornal A Gazeta.

Enfim, o trabalho de Branding feito pela Criativa para a Samp segue vivo e gerando frutos. É um trabalho contínuo e não deve, jamais, ser dado como encerrado ao serem alcançados alguns objetivos. Hoje, já em 2019, a Samp vive um novo momento, como aponta o filme feito pela Criativa “Nova Samp – O azul da vida em novo tom”, uma campanha para apresentar o novo passo dado pela operadora de planos de saúde, que agora conta, inclusive, com o maior hospital do estado: o Vitória Apart Hospital (confira abaixo).

Conforme exposto, o investimento no Branding é uma ferramenta poderosa na busca pela consolidação de uma marca, bem como de sua manutenção. Neste case apresentamos os frutos que vêm sendo colhidos após anos de serviços prestados a este fim.

As ações estratégicas para a gestão de sua marca tem como foco principal tornar cada vez mais forte a conexão entre a marca e os seus públicos de interesse – isso porque demanda tempo, esforço e know-how. Por isso, quando a Criativa entrar em contato, faça como a Samp e diga: sim!

Uma agência para você conquistar o Brasil

Com metas de trilhar um caminho mais longo e fincar raízes em todo o território nacional, a Criativa Comunicação Integrada fechou um acordo operacional para atuar em diversos estados junto à Agência Ideia 3. Com a aliança das agências, a Criativa vive uma nova ideia e desafiante realidade.

O acordo possibilita que a Criativa ofereça serviços com expertise em plataformas de planejamento de mídia, cruzamento de informações, monitoramento da concorrência, análise de tráfego e audiência de sites, tendências e comportamentos de perfis do consumidor. O objetivo da Criativa com essa parceria é ampliar sua capacidade técnica operacional para melhor atender os seus atuais clientes e estabelecer bases para uma atuação de abrangência nacional.

Isso posto, a união com a Ideia 3 foi lançada neste mês de junho por meio de uma campanha de 30 dias, que conta com spots de rádio, matérias em portais, peças de mídias digitais e out of home com afirmando que “agora as marcas capixabas que fazem propaganda regional ou nacional não precisam conhecer uma agência em cada canto do país; basta conhecer a gente.”

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