Como inovação constrói marcas

O estudo Earned Brand, da Edelman, mostra como as marcas devem agir para conseguir ter a inovação como diferencial competitivo.

Hoje vemos nascer a cada dia novas empresas dispostas a revolucionar o modo como vivemos: novos produtos, novos serviços, novos modelos de negócio. Inovação é a palavra central disso tudo. E empresas do mundo inteiro, desde grandes corporações a pequenas startups, vêm procurando transformar a inovação em um diferencial competitivo permanente.

Diante desse cenário, a Edelman Significa, agência de relações públicas, desenvolveu um estudo visando entender qual o comportamento dos consumidores em relação às marcas que promovem inovação. Entre os principais insights levantados pelo estudo, alguns chamam bastante a atenção. Um deles é a crença dos consumidores em relação à inovação. No Brasil, 97% das pessoas ouvidas  creditam que inovação é essencial e está nos ajudando a progredir. E elas acreditam que são as empresas as principais responsáveis pelas próximas grandes inovações.

O ponto alto do estudo são os quatro comportamentos de marcas que atendem às necessidades do consumidor em relação à inovação: informar e educar, ter um propósito, deixar sua marca e ter uma identidade clara.

O primeiro deles, Informar e educar, diz respeito ao papel das marcas de promover a transparência e a informação sobre seus produtos e serviços. Isso empodera o consumidor e o ajuda nas suas escolhas.

Ter um propósito significa que a marca precisa encontrar seu lugar na sociedade e no mercado, buscando ser autêntica e agregando valor para além de seu produto e serviço. Para o consumidor, existe a crença no progresso. Mas nunca em detrimento do bem comum para a sociedade ou contra seus próprios valores pessoais.

Deixar sua marca é mostrar que a marca se destaca na multidão, sendo engajada e promovendo conteúdo relevante e estimulando conversas e debates. Dessa maneira, o consumidor espera ser inspirado por novas ideias que estimulem a resolução de problemas de maneira criativa.

Por fim, ter uma identidade clara é uma maneira de ajudar o próprio consumidor a expressar sua identidade. No geral, o consumidor quer parecer inteligente, criativo e conectado, e as marcas precisam promover experiências que sejam inspiradoras e envolvam os consumidores intensamente.

O que podemos concluir de todo esse estudo é que a inovação é uma realidade percebida pelos consumidores e, mais do que nunca, uma necessidade latente das empresas para alcançarem um futuro próspero. Mas não basta querer inovar, as marcas precisam se preparar para isso e buscar em si mesmas o que as torna únicas, autênticas, para então começar a estabelecer um diálogo legítimo com seus consumidores, aprendendo a entendê-los. E partir daí, então, servi-los com produtos, serviços e negócios inovadores.

Vamos preparar nossas marcas para inovar pra valer?

Confira aqui o estudo completo.

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