A gigante de materiais esportivos foi duplamente premiada em Cannes nesta edição. Uma campanha excepcional foi feita em torno do astro de futebol americano, Colin Kaepernick, e seu protesto diante do hino e bandeira dos Estados Unidos. O jogador recusou-se a levantar para cantar o hino no início dos jogos e posteriormente passou a ajoelhar-se, enquanto todos prestavam uma espécie de continência em respeito à bandeira americana.
O motivo
Colin iniciou seus protestos em 2016, numa época em que os assassinatos de jovens negros na sociedade americana tiveram um aumento considerável no índice. “Não vou me levantar e mostrar orgulho pela bandeira de um país que oprime o povo negro e as pessoas de cor. Para mim, isso é maior do que o futebol americano e seria egoísta da minha parte fingir que não estou vendo”, afirmou o quarterback.
De lá pra cá, a carreira do astro dentro de campo passou a se aproximar do que parece ser o fim do jogador profissional de futebol americano. Ainda naquele ano, diversos atletas aderiram ao protesto, também se abaixando ou ajoelhando na execução do hino nacional americano. No entanto, muitas foram as pressões externas, inclusive do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conhecido por seu posicionamento conservador. Atualmente, já desde o fim de 2016, Colin Kaepernick está desempregado e as portas dos clubes seguem fechadas, apesar da NFL (National Football League), principais treinadores e jogadores manifestarem publicamente o apoio ao atleta e muitos ainda reproduzirem o seu gesto, inclusive em outros esportes – como a recém campeã mundial de futebol feminino, Megan Rapinoe.
A campanha
É neste cenário que a Nike dedica seus esforços de comunicação na comemoração aos 30 anos do seu posicionamento “Just do It”. Após toda a polêmica em volta de Kaepernick, Trump e boicotes sofridos por queima de produtos, a Nike além de confirmar o jogador como seu garoto propaganda e desenvolver toda uma linha de produtos com o nome do jogador, criou o grande momento da campanha que garantiu o Grand Prix de Outdoor nessa edição de Cannes com a peça “Dream Crazy”.
Um outdoor com a icônica imagem do rosto de Kaepernick em preto e branco com a frase “Believe in something even if it means sacrificing everything”, feita pela agência Wieden & Kennedy Portland, foi classificada como única vencedora numa categoria que costumava premiar duas campanhas por ano. O impacto universal do anúncio foi determinante para a premiação solo e segundo o presidente do júri John Patroulis, foi ”um pronunciamento ao mundo. Aquela uma imagem, eles estarão ensinando-a daqui dez anos e não apenas nos livros de publicidade, mas também de história”.
Confira a peça e o filme feito para a campanha, que também foi premiado na categoria Entertainment for Sports.
Outdoor
Filme
Nike | Colin Kaepernick – Dream Crazy from Criativa on Vimeo.
A Nike ainda levou outro prêmio em Cannes, na nova categoria de Industry Craft Lions. O filme evidenciou a revitalização da área interna da Church of the Epiphany, igreja que fica em Chicago, nos Estados Unidos e estava abandonada desde os anos 90. Apesar da aparência externa ser mantida, a igreja agora se tornou um centro de treinamento de basquete para escolas e comunidades de baixa renda da região. Veja o filme no canal Insider Latam.
NIKE | Just do It AT The Church from Criativa on Vimeo.