Apesar de vivermos uma época em que o pensamento conservador vem avançando na sociedade em diversos países, as grandes marcas seguem cumprindo seu papel na busca por moldar seus consumidores através de campanhas criativas, inclusivas e carregadas de propósito.
Esta edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes entregou o seu prêmio máximo, o GP na categoria Creative Data, a uma campanha de forte cunho social e que, de fato, busca engajar as pessoas no sentido oposto ao do preconceito, do discurso impositivo e das intolerâncias raciais.
Uma iniciativa tomada pela empresa de viagens Black & Abroad rastreava a cada vez que um perfil em alguma rede social utilizava termos pejorativos ou expressões racistas como “volte para a África”.
A agência de comunicação FCB/Six, a mando da Black & Abroad, identificava os comentários racistas e respondia com imagens magníficas que valorizavam todos os 54 países do continente e, ao mesmo tempo, utilizava a hashtag #GoBackToAfrica para incentivar a compra e busca de passagens aéreas para as viagens que comercializava.
A Black & Abroad é uma empresa especializada em experiências de viagem para negros em todo o mundo.
Confira o filme da campanha.