Tecnologia e simplicidade para mudar

Para começar o ano, selecionamos e trouxemos para você dois cases premiados em Cannes que envolvem simplicidade e tecnologia para mudar uma situação. Assista e inspire-se.

A Maratona de Paris se torna palco para uma ação emocionante

Mulher percorre 42 km para sensibilizar o público.

Siabatou Sanneh é uma guerreira nascida em Gâmbia. Como ela, muitas mulheres no país andam até a distância de uma maratona por dia apenas para conseguir água potável para a família. Para mostrar ao mundo que é possível ajudar a mudar essa realidade, a Instituição Water for África criou o “The Marathon Walker”.

Siabatou foi até Paris para percorrer os 42 km da maratona com um galão de 20 litros de água na cabeça, com uma simples mensagem: “Na África, mulheres caminham esta distância todos os dias para conseguirem água limpa. Nos ajude a reduzir esta distância”. No projeto, cada doação vale uma distância em metros. A cada 42 km “percorridos” em valores, um poço é aberto no país pela ONG.

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Hologramas dão vez à liberdade

Na Espanha, a tecnologia foi usada como uma solução inesperada.

Em 2015, o governo espanhol aprovou a denominada lei “mordaça”, que proíbe qualquer cidadão de se manifestar em frente ao congresso dos deputados, de organizar assembleias em espaços públicos e manifestações sem aviso prévio. Essa medida foi criticada pela ONU e desaprovada por mais de 80% da população local pela imposição de limites à liberdade de expressão.

Diante dessa realidade, a ONG No Somos Delito criou a primeira manifestação de hologramas da história. O protesto virtual teve uma audiência global de mais de 800 milhões de pessoas. As conversas em torno do tema alcançaram 400 milhões de impressões nas redes sociais, abrindo um debate mundial sobre o direito à liberdade de expressão. Aproximadamente 330 mil pessoas assinaram a petição on-line para revogar a lei. E a “manifestação de hologramas” virou pauta no congresso espanhol.

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