A internet das coisas e o seu impacto para as marcas

Uma revolução nos hábitos dos consumidores atrai a atenção de grandes marcas

A conectividade está cada vez mais presente na vida das pessoas. Hoje somos conectados através de inúmeras tecnologias (Wi-fi, NFC, Bluetooth, para citar algumas) e essas estão presentes cada vez mais em objetos do nosso dia a dia, do smartphone à TV, da geladeira a uma simples blusa.

A massificação de objetos conectados é chamada de Internet das Coisas, que vem do inglês Internet of Things ou IoT. E esse é um mercado que tem atraído a atenção de grandes marcas. Uma pesquisa recente, apresentada no IoT World Forum, aponta que 18 bilhões de novos dispositivos foram conectados no mundo somente em 2015. Esse dado faz com que 58% das grandes empresas entrevistadas coloquem essas tecnologias como estratégia e foco em seu planejamento para os próximos anos.

Algumas marcas já aproveitaram o poder da Internet das Coisas para fazer propaganda, como o case premiado da Sponda, que criou uma tag eletrônica, conectada a diversos pontos de venda, que oferecia uma oferta ideal para cada perfil de usuário que procurasse os produtos em determinadas lojas de um shopping nos Estados Unidos.

Acredita-se que a Internet das Coisas mude o cenário de uso do smartphones até 2020, com novos objetos multiconectados fazendo diferentes tarefas e sempre acessíveis, inclusive em suas vestimentas, como relógios, acessórios e roupas inteligentes. O seu ponto de venda, produto ou mesmo suas ações de marketing fazem uso da Internet das Coisas? Se ainda não utiliza, em cinco anos irá passar a utilizar de alguma maneira.

Leia mais em: http://computerworld.com.br/internet-das-coisas-o-cenario-atual-e-o-que-esperar-do-futuro-digital

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn