O uso do big data ou de grandes volumes de informação como reforço de venda e relacionamento já vem sendo aplicado em grandes empresas e, recentemente, também nas de médio porte. Mas essa tecnologia, associada a um bom CRM, permite mais do que informações sobre seu cliente. Permite um relacionamento mais preciso, direto e com mais probabilidade de retorno de vendas.
Se de um lado a tecnologia é aliada, do outro lado – o da empresa – é importante ter um time de vendas capaz de realizar, com discernimento, a manipulação e a alimentação dessas informações. Algumas dicas são cruciais:
– mantenha seu CRM bem alimentado e caso sua empresa não possua, procure soluções online de baixo custo. Existem diversos tipos, para todos os tamanhos de empresa;
– mantenha uma agenda de relacionamento;
– faça revisões constantes em sua base de dados;
– busque implementar Business Intelligence em seu negócio;
– utilize mídias digitais para captar dados e gerar leads.
O bom aproveitamento desses itens são fundamentais para a criação de estratégias de vendas em ambiente on e off-line. Quanto mais integradas forem as ações de CRM, as metas de vendas e a equipe comprometida, mais assertivo será o investimento e o retorno. Em tempo de economia morna, o relacionamento somado ao marketing digital pode se tornar uma grande arma para as baixas vendas.
Para saber mais sobre o assunto confira estes links:
http://computerworld.com.br/dados-nao-precisam-ser-grandes-para-serem-efetivos